Como se preparar bem para um concurso público

By | Outubro 27, 2016

Você já se perguntou como posso estudar para vários concursos públicos ao mesmo tempo?

São muitos os atrativos que tem levado as pessoas em busca de cargos em serviços públicos, dentre eles a estabilidade e cargos com salários são bem atraentes, embora hoje em dia mesmo estando a competitividade alta e aumentado a cada ano, o número de pessoas que estão se inscrevendo em concursos, está bem maior. E logo vem a pergunta que não quer calar: como se preparar para concursos e se dar bem nas provas.

Não tem nada a ver com sorte…

nao-tem-nada-a-ver-com-sorte

Você não pode mais contar só com a sorte, aliás, nem pense nisso. Em primeiro lugar, identificar qual tipo de concurso que você quer prestar é essencial. A falta de conhecimento das atribuições dos cargos desejados pelos candidatos aos concursos públicos pode transformar seu sonho de uma vida estável e sossegada em pura frustração.

Então posso te esclarecer uma coisa, antes de você começar a se perguntar: como posso estudar para vários concursos ao mesmo tempo? Como precisa ser o plano de estudo? Vale mesmo a pena se preparar para vários concursos ao mesmo tempo? Se prepare, pois irei te responder a todas essas indagações.

Tenha ciência da área de atuação

O que você precisa ter em mente é que antes mesmo de iniciar qualquer estudo para prestar um concurso é de extrema importância que conheça a área de atuação para o cargo pretendido bem como suas possibilidades de conseguir passar na prova.

Essa identificação para qual concurso que se quer prestar é muito importante para começar seu programa de estudo exclusivo para determinada prova, tendo em vista que para alguns programas de concursos públicos exclusivos para cargos jurídicos e concursos que não são particulares para os bacharéis em direito por exemplo, podem variar consideravelmente.

Português, Direito Constitucional e Direito Administrativo são matérias que são praticamente abordadas em qualquer concurso jurídico e, se ainda estiver com dúvida sobre qual vai prestar, então comece a estudar por essas.

Já inscrito no concurso, leia e entenda bem o edital, estude todo o conteúdo do concurso e elabore um plano de estudos. Muitas pessoas têm dúvidas em relação as horas de estudo e o recomendável sempre é que o número ideal de horas para estudar para os concursos é o maior possível, mas nunca faça sacrifícios exagerados, pois seu estudo depende de sua saúde física e mental e é impossível se concentrar e entender qualquer conhecimento sem estar bem.

Disciplina nos estudos

disciplina-nos-estudos

Procure a cada dia estudar aquilo que você já planejou antecipadamente, não crie uma ilusão de que depois um dia atrapalhado de estudos é possível compensar as perdas do dia seguinte, é muito importante que você seja disciplinado para alcançar o sucesso.

Esta pergunta é muito interessante, pois ela pode variar das atitudes e da direção que estão os estudos. Além do mais, para encontrar a resposta certa é preciso analisar algumas idéias fundamentais.

O ponto principal para este questionamento pode se recair sobre o programa de estudos, ou seja, o conjunto das matérias e os conteúdos que precisam ser estudados.

Se você aumenta a quantidade de concursos, que quer prestar, o programa será mais amplo. Se você restringe e estuda apenas para um só concurso, o conjunto das matérias e os conteúdos vão ser menores.

Ampliando a quantidade de concursos para os quais vai estudar, em teoria também se expandem suas possibilidades. Mas o preço será o tamanho do programa de estudos. Se você diminui o número de concursos, também diminui suas possibilidades, mas, juntamente com essa decisão, você reduz as matérias o que vai demandar menos tempo para você completar seus estudos.

Se o tempo estiver pequeno para você, o melhor a se considerar no momento, é que aparentemente é o mais adequado, foque em um só concurso, de modo a não ter muitas matérias e conteúdos para seu programa de estudos. Não tenha em mente que isto vai ser prejuízo, se por algum motivo não passar neste concurso, se prepare para outro.

Acredito que o ideal é montar um só plano de ação, que reúna o conjunto das matérias mais importante e os conteúdos específicos de todos os concursos que deseja. Acredito que esta tática vai facilitar inclusive no monitoramento e na execução do seu plano de estudos.

Te convido a me acompanhar até o próximo tópico onde mostro para você 09 Dicas Matadoras Para Concurseiros de Primeira Viagem e não desistir antes da hora. Te vejo lá.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *